13/10/2014

Nomes e significados

Eu acredito que tenho um sexto sentido, não sempre, mas algumas vezes faço uma decisão e só vou perceber o quanto ela foi acertada muito depois, um desses casos foi o nome do blog. Quando estava escolhendo ele, eu buscava alguma coisa que me representasse e também explicasse o que esperava fazer aqui. Como faz muito tempo eu não me lembro quais outros nomes eu tentei, mas me conhecendo eu devo ter pensado em muitos, e na maioria, bem estranhos... rsrsrs

O Aleatórios foi até fácil de escolher, ele representava o desejo de escrever sobre assuntos distintos conforme me desse vontade, conforme a inspiração viesse, mas o que seria aleatório? Pensamentos, palavras, emoções, loucuras? Nessa época eu fazia psicologia e me lembrei de uma aula sobre Gestalt, onde o professor passou uma boa parte da aula explicando a palavra Insight e a importância dela para aquela vertente. Pelo que eu me lembro (Faz muito tempo, e eu não faço mais uso dessas teorias, então dêem um desconto para mim. Rsrs) essa palavra representava o momento que você toma conhecimento de alguma coisa que já sabia, o momento que a mente fica clara e a ideia aparece, você tem uma intuição, aquele momento em que você estala os dedos e fala: "Caraca! É isso! Essa e a resposta/solução." E esse foi o motivo pelo qual decidi por Insights Aleatórios.
Para deixar a coisa mais perto da definição correta...
"O conceito de insight é de suma importância para a Gestalt. É definido como um evento cognitivo no qual a relação e a ligação de eventos psicológicos conferem forma à figura e fazem com que o sujeito compreenda a figura formada." 
Michelle Vaz - Psicologia MSN
"Insight é um conceito muito relevante na Psicologia da Gestalt. Indica a apreensão da verdadeira natureza de uma coisa, através de uma compreensão intuitiva. Também remete para uma visão mental ou discernimento que capacita ver situações ou verdades que estão escondidas. Muitas vezes é essencial para resolver problemas de relacionamentos, sendo que na psicoterapia um insight permite reconhecer as causas de dificuldades emocionais. O insight também entra no campo da introspecção e autoconhecimento, pressupondo um conhecimento daquilo que motiva o comportamento, pensamento ou ação do indivíduo."
Site Significados

Semana passada, quando estava mexendo no layout do blog para espelhar mais a minha personalidade de hoje, pensei em mudar o nome e estava procurando um termo de alguma literatura ou cultura que eu gostasse muito e me identificasse. No processo de procura eu pesquisei novamente a palavra insight para ter certeza sobre o significado, (Sim, eu duvido da minha memória! Principalmente depois que me tornei mãe, ela costuma de deixar na mão algumas, várias, vezes. ¬¬') e qual não foi a minha surpresa ao perceber que este era exatamente o termo que eu queria, com a poesia que eu queria! :)

Descobri que vem do inglês arcaico, é formada pelo prefixo in, que significa "em" ou "dentro" e a palavra sight que significa "vista". Assim, insight pode significar "vista de dentro" ou ver com os olhos da alma ou da mente. (Ver com os olhos da alma. Cara. Para tudo! Isso é muito poético! :D) "É um substantivo e significa compreensão súbita de alguma coisa ou determinada situação. Está relacionado com a capacidade de discernimento, pode ser descrito como uma espécie de epifania. Nos desenhos, o insight é representado com o desenho de uma lâmpada acesa em cima da cabeça do personagem, indicando um momento único de esclarecimento em que se fez luz. Um insight é um acontecimento cognitivo que pode ser associado a vários fenômenos podendo ser sinônimo de compreensão, conhecimento, intuição. Algumas pessoas afirmam um insight é a perspicácia ou a capacidade de apreender alguma coisa e acontece quando uma solução surge de forma repentina." Site Significados

Viu como eu às vezes acerto e só percebo muito tempo depois? Escolhi um termo sem saber todo o significado dele, e hoje, muitos anos depois percebi que não poderia ter escolhido nome melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário