13/03/2016

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

E a resenha dessa vez do clube do livro será de um livro que eu escolhi. \o/


"Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, 'O Ladrão de Raios' esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."
Retirado do site da Saraiva.


Eu não lembro exatamente quando foi a primeira vez que li a série do Percy Jackson, fazia anos e eu já quase não lembrava dos detalhes do livro, as únicas coisas que ainda estavam nítidas na minha cabeça eram que: o livro era leve (por ser uma leitura juvenil) e que eu tinha gostado muito da maneira com que o autor conseguiu trazer, para uma adaptação, a mitologia Grega muito próxima dos verdadeiro mitos.

Primeiro vou falar um pouco da personalidade do Percy. Ele é um típico pré-adolescente, meio irritado, muito confuso, com uma grande vontade de se provar, um pouco atrevido e irreverente mas ainda com muito medo e inseguro. Ele foi feito para que essa turma bem jovem se identificasse e gostasse dele. Ele e a Anabeth se completam pois o que falta em um o outro tem de sobra, sem os dois a história não conseguiria fluir. Enquanto a Anabeth é uma pequena sabe tudo e estrategista, Percy fica com a parte impulsiva mas não menos perspicaz, ela pensa de mais e ele age mais que pensa... Hahaha

Eu já vi alguns filmes e seriados baseados nas lendas mitológicas gregas mas sempre me incomodava quando percebia que nas adaptações as lendas tinham sido tão alteradas que não continham quase nada do original. A primeira vez que li esse livro, fiz sem esperar nada, talvez por isso que ele me surpreendeu e me deixou com uma boa impressão, principalmente da maneira com que ele aborda os deuses e mitos gregos. O autor conseguiu criar uma história nos tempos atuais mas com os mitos praticamente intactos, criou a trama com a mescla de atualidade e mitologia e isso foi, com certeza, o que mais me chamou atenção.

Mas... nunca devemos esquecer de que é um livro juvenil, escrito para não ser complexo, nem longo, nem com formas de escritas muito elaboradas. É um livro que cumpre o que ele promete: uma aventura, com um grande toque de comédia e uma profecia de um herói para marcar época. Apenas vamos acompanhar a jornada desse herói até ele receber os louros.

O livro não é perfeito, uma coisa que me incomodou foi como ele é totalmente despreparado mas mesmo assim é jogado para se virar numa missão de vida ou morte, e as soluções aparecem muito fáceis, meio como sorte ou mágica. Mas consigo perdoar isso quando penso que, por ser exatamente assim que o meu filho provavelmente vai conseguir ler e gostar (daqui há alguns anos).

Uma dica muito importante, não assista o filme! É serio, gaste esse tempo fazendo uma coisa melhor. Rsrs
Se você não tem problemas com livros simples e despretensiosos, ou quer uma leitura curta e uma aventura divertida acredito que não vai se arrepender de ler essa série.

E sem esquecer que tanto o Felipe quanto o Mateus já fizeram as resenhas deles. =D  E hoje começa a leitura do próximo livro, o que será que o Mateus escolheu, heim... #surpresa #propróximopost

Nenhum comentário:

Postar um comentário